Blindagem de pneus

O que é Blindagem de Pneus

O QUE É BLINDAGEM DE PNEUS?

Blindagem de Pneus é uma solução química que quando instalada dentro de um pneu, proporciona proteção permanente contra vazamentos de ar, e perca de ar causada por furos e outros vazamentos relacionados à roda. Protege contra esta perca de ar por toda a vida útil de um pneu.

Desenvolvido não apenas para selar furos de até 6 milímetros de diâmetro na banda de rodagem, mas também vazamentos de válvulas, aros e pela porosidade do pneu, e também qualquer vazamento relacionado ao pneu ou a roda – por toda a vida de um pneu.
Permite a você maximizar a vida do pneu enquanto minimiza “tempo ocioso”, custos de manutenção, e consumo de combustível. Estes fatores, quando combinados com aumento de segurança, faz a Blindagem de Pneus ter um produto que a sua empresa não pode ficar sem.

Com o veículo em movimento, a ação líquida cobre toda a área do pneu, preparando o produto para vedar qualquer tipo de perda de ar.

 



Se o pneu for furado, imediatamente veda o furo.

E não é para você rodar até o socorro mais próximo.

A vedação é permanente!

Benefícios

 

·       PROLONGA A VIDA ÚTIL DO PNEU

Protege o pneu contra perca de ar pelo aro, porosidade e válvulas, além de ajudar a combater o superaquecimento do pneu. Desta forma, faz com que o pneu esteja sempre o mais próximo possível da calibragem correta. Pneus com blindagem instalado tem apresentado aumento na vida útil em torno de 30%.

·       PROTEÇÃO CONTRA FUROS

Quando uma perfuração ocorre na área da banda de rodagem do pneu, o produto instantaneamente se instala na perfuração, fazendo uma vedação permanente para toda a vida útil do pneu.

·       REDUÇÃO DAS VIBRAÇÕES

O produto é espalhado igualmente na parte interna do pneu por força centrífuga, conforme o pneu gira, recobrindo a maior parte das irregularidades internas do pneu, proporcionando um balanceamento hidrodinâmico, reduzindo notavelmente as vibrações ocasionadas pelos pneus. Assim sendo, o motorista terá uma viagem mais confortável.

·       CONSERVAÇÃO DA CARCAÇA

Ao evitar que o pneu tenha uma grande variação de pressão (por evitar perca de ar e superaquecimento), o produto promove uma maior conservação da carcaça devido à redução de flexionamento dos pneus.

·       ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL

É sabido que, pneus descalibrados aumetam o consumo de combustível. Blindagem de Pneus promove a manutenção da pressão correta dos pneus, fazendo com que os veículos instalados com o produto tenham um economia média de combustível em torno de 5%.

·       O PRODUTO SE PAGA

É um produto de baixo custo, que em poucos meses se paga, considerando a economia no desgaste dos pneus, redução de custo homem/carga parado, conserto por furos e economia de combustível. Desta forma, o custo da Blindagem de Pneus, se torna um investimento necessário para a redução de custos com seu veículo ou frota.

 

 

 

 

 

CARACTERÍSTICAS DO PRODUTO

Blindagem de Pneus foi concebida mediante uma combinação entre mais de vinte tipos de ingredientes diferentes. Ao etileno-glicol são adicionadas fibras naturais, fibras artificiais, fibras de Dupont Kevlar (produto mais avançado no mercado de vedantes de pneus), agentes adesivos, agentes secantes, inibidores contra corrosão e outros sólidos.


Blindagem de Pneus foi projetada para manter as fibras e sólidos permanentemente em suspensão no interior do pneu. está sempre pronto para ser utilizado por você sem a necessidade de misturar nada, agitar ou qualquer outra preparação especial. E um produto biodegradável, solúvel em água, não mancha, não é tóxico ou inflamável. Dessa forma, não oferece qualquer ameaça ao ecossistema, nem às pessoas que o instalam nos pneus.·.

 

Desempenho do produto

Como já observado, a Blindagem de Pneus não visa somente proteger seus pneus contra furos ocasionando situações indesejadas. A Blindagem de Pneus Visa ainda atender outras situações e trazer economia para aqueles que pensam preventivamente:

·  Previne pequenos vazamentos

·  Aumenta a vida útil dos pneus

·  Elimina custos de reparos de pneus

·  Evita atrasos com compromissos pessoais e profissionais

·  Aumenta a economia de combustível

·  Reduz a ação do calor nos pneus

·  Protege seu investimento

 

Calibragem apropriada dos pneus

A calibragem apropriada dos pneus é o fator básico do aumento de sua vida útil.
O pneu é um continente de ar formado por uma longa cadeia de macro moléculas. Por si só, ela não sustenta a carga, pois o ar colocado em seu interior é o componente de sustentação do peso e o único suporte entre o veículo e a estrada.

O prolongamento da vida útil de um pneu depende da pressão de ar mantida e todos os fabricantes de pneus alertam que a calibragem incorreta acarretará em sensível redução de sua vida útil. Pesquisas mostram que cerca de 80% das falhas prematuras dos pneus ocorrem devido à calibragem incorreta. De acordo com a Goodyear: "A calibragem apropriada é o fator mais importante na vida dos pneus. A negligência na manutenção dos pneus, e em especial na sua pressão, podem resultar em um custo de milhares de dólares. A baixa calibragem dos pneus nunca deveria ser permitida.”


Algumas conseqüências que podem ser geradas pela baixa calibragem dos pneus:

·       Redução da resistência a cortes e perfurações

·       Aumento de resistência de rolamento, (entre o pneu e a estrada de rodagem) provocando aumento do consumo de combustível em até 5%.

·       Destruição da carcaça do pneu impedindo reaproveitamento, nos casos de recauchutagem.

·       Pouca aderência à pavimentação diminuindo a segurança

·       Risco de estouro devido ao superaquecimento

 

Dois fatores mais importantes na obtenção de um bom selante de pneus:

SEGURANÇA

Nestes tempos relacionados com problemas químicos de saúde, um selante de pneus tem que ser atóxico não inflamável e de acordo com todas as normas de segurança. A ROTA440 obedece todos os critérios e não causa danos ao meio ambiente.

         COMPATIBILIDADE

O selante tem que ser totalmente compatível com todos os componentes presentes nos pneus, inclusive metal (cintas e rodas). As especificações requerem que o selante seja testado não somente antes de ser utilizado, mas também após 15.000 km. Isto assegura que o selante não irá causar problemas mais tarde. Blindagem de Pneus foi testada e vem de encontro a todas as especificações requeridas. Blindagem de Pneus contém inibidores de ferrugem, e bacteriostases para torná-lo compatível com todos os componentes dos pneus e rodas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Latas de aerossol

Os selantes para pneus mais conhecidos no mercado brasileiro são comercializados em latas de aerossol. Os aerossóis possuem diferentes propostas, bem como características muito diferentes da Blindagem de Pneus.

Objetivando dirimir quaisquer dúvidas relativas às diferenças existentes entre Blindagem de Pneus e os produtos conhecidos como aerossóis, relacionamos abaixo um quadro comparativo e as principais propostas dos selantes para pneus:

 

Principais Propostas

BLINDAGEM

AEROSOL

Repara furos em pneus?

Sim

Sim

Repara furos permanentemente?

Sim

Não

Previne furos em pneus?

Sim

Não

Mantém a garantia de fábrica dos pneus?

Sim

Não

É tóxico?

Não

sim

É inflamável?

não

sim

É perigoso?

não

Sim

Permanece em estado líquido?

Sim

Não

Mantém o balanceamento do pneu?

Sim

Talvez

Tempo indeterminado de armazenagem?

Sim

Um ano

Funciona em temperaturas muito altas?

Sim

Não

 

Balanceamento de pneus

Apropriadamente instalado, não causa problemas de balanceamento. Os pneus devem apresentar-se balanceados antes da instalação.

 É aconselhável que alguns procedimentos sejam seguidos antes da instalação do produto:

·        Inspecionar as rodas e observar se existe alguma delas fora de alinhamento

·        Verificar a suspensão e procurar por partes gastas ou soltas

Blindagem de Pneus poderá acentuar um problema já existente. Este é mais um fator de segurança no projeto da ROTA440: alertar o motorista para problema nos pneus, rodas e/ou suspensão dianteira.

 

 

·       Como BLINDAGEM DE PNEUS sela um furo na área da banda de rodagem do pneu?

O produto é empurrado para a área em que o ar está escapando. Conforme o pneu roda e atinge a superfície da estrada, o furo é esticado e as partículas de polietileno entram na cavidade. As fibras se embrulham por volta do polietileno e formam um tampão. Os fluidos evaporam da superfície externa resultando em um tampão flexível.

·       BLINDAGEM DE PNEUS pode ser feito em pneus com câmara?

Sim. Desde que seja vital remover o objeto penetrante se o pneu for furado. Não sendo assim, câmara ao se movimentar dentro do pneu, fará com que o objeto perfurante a rasgue.

·       BLINDAGEM DE PNEUS irá ressecar no pneu?

Não! O produto irá sempre permanecer na mesma condição que era quando foi instalado no pneu. Sendo o pneu um recipiente selado, nenhuma evaporação do líquido pode ocorrer.

·       BLINDAGEM DE PNEUS pode ser usado em pneus com sensores?

Sim. Blindagem de Pneus é compatível com sensores de pressão diretos, e montados na válvula.

 

·       BLINDAGEM DE PNEUS vai selar uma perfuração na parede lateral dos pneus?

Não. Há muito flexionamento nas finas paredes laterais, e um tampão temporário seria um fator de segurança.

 

·       O produto usado na BLINDAGEM DE PNEUS é dispersível em água?

Sim, ele pode ser facilmente removido com um jato de água. Isto é importante porque o pneu pode ser lavado, recapado e retratado fazendo novamente a BLINDAGEM DE PNEUS.